terça-feira, abril 18, 2006

CONTAS...

As contas da manutenção complicaram-se ainda mais na 31ª jornada, uma vez que algo atípico aconteceu: seis dos últimos dez classificados ganharam (V. Guimarães, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Belenenses, Académica e Marítimo).
Na prática, e porque as contas permanecem muito delicadas, isto significa que ter 40 pontos, como a União de Leiria, ainda não é sinónimo de sossego.
Apesar de termos pela frente diversos jogos entre aflitos (em todas as jornadas), existem dez equipas que podem chegar aos 40 pontos (a U. Leiria já lá está).
Para isso seria necessário que V. Guimarães e Gil Vicente ganhassem dois jogos e empatassem o terceiro e que o Rio Ave vencesse dois e perdesse já o próximo, precisamente com os gilistas. Neste cenário, as três equipas poderiam chegar ao fim com 40 pontos. Ou até mais, caso fizessem algo totalmente inesperado: um registo de quatro vitórias consecutivas.
Um detalhe: Belenenses e União de Leiria são as únicas equipas que até ao fim só jogarão com aflitos e por isso as suas actuações ajudarão a definir muita coisa.
Duas certezas: seja qual for a combinação de resultados, nada se decidirá na próxima ronda. E mesmo que V. Guimarães e Gil Vicente somem 9 pontos poderão descer.
Na ronda 31 disputam-se dois jogos entre aflitos: Gil Vicente-Rio Ave e Paços de Ferreira-Belenenses. O encontro entre União de Leiria e Estrela da Amadora deverá servir para retirar uma destas duas equipas da lista de candidatos à descida.